quarta-feira, 11 de maio de 2011

I CONGRESSO DE EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E PSICOPEDAGOGIA TRANSDISCIPLINAR DO SUL DA BAHIA

O Congresso realizado pela Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp), pelo Núcleo de Pós-Graduação de Itabuna (NPGI) e o Instituto Superior de Educação Ocidemnte (ISEO), acontece de 9 a 11 de maio de 2011, no auditório Paulo Souto da UESC, Ilhéus/BA.


A solenidade de abertura contou com a presença de representantes dos órgãos realizadores.


Fotos Deraldo Portella








Composição da mesa, da direita para a esquerda: a gestora do DCIE, Drª Raimunda Alencar de Assis (UESC/BA); a conselheira da ABPp, Drª Maria Cecília Gasparian (PUC/SP); o representante da reitoria da UESC; a diretora da ABPp Seção Bahia, Maria Angélica Rocha (Psicopedagoga SSA/BA); a coordenadora do evento Profª Genigleide Hora (Ms. ABPp, UESC/BA); a gestora do ISEO, Profª Maribel Barreto (PhD Salvador/BA) e o representante do comando de greve dos professores da UESC, que falou aos presentes sobre a situação do movimento em Ilhéus.

Após a solenidade de abertura, aconteceu a conferência CONSCIÊNCIA: MARCO DA EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI, com a Professora Maribel Barreto (ISEO/BA).
















Das 14:00 às 16:00 aconteceu o PAINEL INFANTO-JUVENIL DE EDUCAÇÃO TRANSDISCIPLINAR - vivência da Educação Básica na Ananda - Escola e Centro de Estudos - SSA/BA.

A mesa foi composta pelos estudantes do Ensino Médio Luciano Barreto Caldas e Juliana Andrade Costa, egressos do Projeto C.I.E.N.CI.A. da Escola Ananda; da mediadora Profª Maribel Barreto e da Profª Ana Lúcia Oliveira da Cruz, coordenadora do Centro de Investigações e Estudos Neofilosóficos de Ciências Avançadas - Projeto C.I.E.N.CI.A. da Escola Ananda.


Juliana Costa, Luciano Caldas, Maribel Barreto e Ana Lúcia Cruz




Luciano Caldas (15 anos), apresentou o trabalho A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA PARA O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA.





Juliana Costa (15 anos), apresentou sobre a  INTELIGÊNCIA E CONSCIÊNCIA: BASE DO BEM VIVER.




Encerrando o painel, a educadora Ana Lúcia Cruz apresentou o Projeto C.I.E.N.CI.A. e sua atuação dentro e fora da escola. Além do Projeto em si, expôs um álbum digital com fotos de algumas atividades desenvolvidas no período de 2002 a 2010.








Após as apresentações, mediados pela Profª Maribel Barreto, todos responderam aos questionamentos da platéia.






A TV Santa Cruz marcou presença, filmando o evento e realizando entrevistas.





Das 16:15 às 19:00, aconteceu o painel PSICOPEDAGOGIA TRANSDISCIPLINAR: CAMINHOS PARA INCLUSÃO, com as Psicopedagogas Maria Angélica Rocha (ABPp/BA) e  Maria Cecília Gasparian (Drª da PUC/SP, Conselheira da ABPp), tendo como mediadora a Psicopedagoga Profª Genigleide Hora.











Bastidores do evento:







Um comentário:

  1. É muito o sentimento de alegria e de verdade quando observamos tamanha construção!!!
    Beijinhosssss,
    Andrea Averna

    ResponderExcluir