sexta-feira, 29 de julho de 2011

ADOLESCÊNCIA



A passagem da infância para a adolescência é marcada por várias mudanças e transformações de ordem psíquica e física, os conflitos existenciais tornam-se rotina no cotidiano do adolescente, que entre a afirmação do que são e os apelos sociais tentam formar suas individualidades.

A família, neste processo, possui um papel fundamental na formação ética e moral destes jovens em fase de transição, necessitando, de nossa parte, pais e educadores, termos sutileza para percebermos o momento exato entre a chamada da razão, a afetividade, o carinho, a orientação, enfim, "o soltar e o apertar". Muito embora tais fatores dependam da compreensão que se tenha de quem é este adolescente, de como funciona seu mecanismo biológico, como processa sua mente, como este adolescente enxerga o mundo. Apropriar-se de quem é o adolescente é o primeiro passo para saber fazer a intervenção necessária, e com uma pequena margem de erro, a fim de saber conduzi-lo para a fase adulta da melhor maneira possível.

Sendo assim sugirerimos a leitura da Revista Mente & Cérebro, que traz como edição especial O OLHAR DO ADOLESCENTE, número 1 (Corpos em transição), número 2 (Tempo de paixões), número 3 (Caminhos da cognição) e 4 (Espelhos da sociedade).

Acredito que para lidar com a frequente oscilação emocional e física que é característica do adolescer é preciso, em primeira ordem, conhecer; para que em um segundo momento, tenhamos recursos para contribuir de maneira efetiva em tal processo, ou melhor, neste rito de passagem.

Equipe Ananda

Nenhum comentário:

Postar um comentário