domingo, 4 de setembro de 2011

RIR TE DEIXA MAIS ESPERTO

Cérebros relaxados depois de boas risadas têm mais criatividade para resolver problemas lógicos

Pode parecer espantoso, mas ver uma comédia com o ator Robin Williams tende a deixar você mais esperto do que um documentário sobre física quântica. A descoberta foi feita por pesquisadores da Southwestern University, nos EUA.

Liderado por Karuna Subramanian, um estudo submeteu voluntários às trapalhadas do comediante. Eles tiveram melhores resultados ao resolver um quebra-cabeça de associação de palavras do que outros grupos de pessoas que assistiram a filmes de terror ou documentários científicos.

A capacidade de resolver problemas de associação está em uma região do cérebro, chamada córtex cingulado anterior, que por sua vez se vale de outras áreas destinadas a manter o foco em uma determinada estratégia. A descoberta aqui é que pessoas que estão sob estímulos positivos – e consequentemente de bom humor – aumentam a atividade dessa região do cérebro ao resolver tarefas, o que possivelmente ajudou a encontrar soluções criativas para resolver o problema.

Os voluntários que assistiram a filmes tensos como O Iluminado, no entanto, mostraram menor atividade na região em questão.

Fica a dica: está com um problema que precisa de raciocínio lógico e criativo para ser resolvido? Corra para a locadora e alugue uma boa comédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário