quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Escolher a escola é um momento delicado para os pais


AVALIAÇÃO Especialistas recomendam que é fundamental pesquisar qual a linha pedagógica mais adequada

 TEXTO DE RAÍZA TOURINHO

Nesta época do ano é o momento de encarar uma importante decisão para muitos pais: a escolha da escola dos filhos. Esta deve ser realizada com muito cuidado, uma vez que a educação auxilia a formar o caráter da criança e, muitas vezes, decidir o seu destino. É o que alerta o pedagogo e especialista em educação Manoel Calazans. “É um momento muito delicado, pois os pais não estão presentes no cotidiano da escola. É como uma segunda casa”, resume.

Para ajudar a escolher o segundo lar da criança “é muito importante saber qual criança você quer formar”, complementa a pedagoga especialista em metodologia de ensino, Andreia Freitas. Ela recomenda que os pais procurem saber qual é a linha pedagógica que a escola segue, a fim de descobrir se é a ideal para seu filho.

Escolas que trabalham com correntes como o construtivismo, por exemplo, valorizam o desenvolvimento pessoal em detrimento da quantidade de conhecimento que foi acumulado, aspecto valorizado mais na corrente tradicional, segundo a pedagoga. “No construtivismo a criança aprende interagindo com o meio, descobrindo como o conhecimento acontece. Já a linha tradicional não há espaço para a subjetividade: o professor fala e o aluno tenta aprender”, afirma. Assim, se o objetivo é passar no vestibular, o ensino tradicional pode ser muito mais eficiente que o construtivista.

De acordo com a pedagoga, uma outra tendência nas escolas é a percepção de que o aluno nutre múltiplas inteligências. “Cada um tem facilidade para se desenvolver mais em uma área. Assim, se a criança tem uma grande inteligência musical isso é levado em conta no processo de aprendizagem”, explica.

As escolas baianas ainda oferecem outras correntes como alternativa de aprendizagem como a Pedagogia Waldorf, a Montessoriana e a Teoria Criativista.

Reflexão

Antes de encarar os livros, que tal uma paradinha para a reflexão? É o que acontece durante o ano letivo, entre as 8 e as 8h30, na Ananda - Escola Centro de Estudos. Professores e alunos param nesse horário para meditar. “Nós buscamos a união entre os pensamentos religioso, filosófico e científico”, explica a diretora, Carina Sales.

O centro segue a Teoria Criativista, que mescla elementos de Construtivismo, Tradicional, Progressista e Waldorf, segundo ela. “Não é uma corrente específica, a teoria tem que se adequar à necessidade da criança. Usamos as linhas pedagógicas como ferramenta, de acordo coma necessidade individual de cada um”, enfatiza.

A pequena Surya Tereza, 5, é uma das que descarregam sua energia na escola, conta sua mãe, a publicitária Osana Barreto. Quando chega da escola, às sextas, Surya traz uma encomenda especial para a mãe: o dever de casa. É a disciplina Iniciação à Consciência que leva pensamentos morais, éticos e filosóficos para serem discutidos dentro de casa.

“É interessante, pois, para poder discutir com a criança, a gente tem que se questionar”, enfatiza Osana. Após realizar a atividade com os pais, os pequenos levam o exercício para ser discutido em sala de aula, com as outras crianças e o professor.

Mas os motivos que levaram Osana a matricular a pequena Surya na escola foram outros. “É um local inclusivo, no qual estudam crianças com necessidades especiais, filhos de pescadores, filhos de diplomatas. Ela está inserida nesse contexto sem distinção”, salienta a mãe.

Recomendações

Apesar de ser parte importante do processo, a linha pedagógica não é tudo, alerta o pedagogo Manoel Calazans. “Muitas vezes na própria escola não é consensual qual é a corrente que se segue”, afirma o especialista.

Ele recomenda que o fundamental no momento de escolher uma escola para os filhos é pesquisar. “Há pais que só se interessam pela mensalidade da escola”, alfineta. Para ele os pais devem ter a atenção voltada para muito além dos boletos de fim de mês. “É fundamental que os pais visitem a escola e consultem os pais que matricularam os filhos em anos anteriores”, afirma.

Outra dica do especialista é observar se a escola tem a preocupação de desenvolver projetos para os estudantes e se articula conhecimentos ensinados em sala com a sociedade. “O ideal é buscar lugares que oferecem um leque de oportunidades para desenvolver o aluno. Os pais devem conhecer quem vai cuidar do seu filho”.

Fonte: Jornal A Tarde, Primeiro Caderno, página A7, 17 de janeiro de 2011. Salvador/BA.

Socialização e adaptação da criança na pré-escola


Nos dias de hoje, em que a mulher assume cada vez mais atividades fora do lar, é comum as crianças irem mais cedo para a escola.

Os pais diante do fato de que a mãe precisa recomeçar a trabalhar, podem optar por deixar seu filho em um Berçário (Pré-Escola), deixar com familiares ou contratar uma babá. A escolha deve ser feita com maturidade, pois podem surgir críticas e como os pais são os responsáveis pela criança devem estar seguros de sua decisão.

A opção sendo por uma escola, os pais e familiares podem fazer uma pesquisa no bairro em que moram por uma escola que se adapte suas as expectativas ex: ( porte da escola - pequena, média ou grande - número de alunos por sala, filosofia da escola, valor da mensalidade, etc), sempre é bom uma visita pelo espaço físico e uma conversa com a direção.

As escolas de Educação Infantil - Pré-Escola oferecem serviços do Berçário ao Pré ou seja crianças de 0 a 7 anos, divididos conforme faixa etária, ou seja:

Berçário - 0 a ± 1 e 3 meses *
Maternal - ± 1 e 3m a 3 anos *
Jardim I - 3 a 4 anos*
Jardim II - 4 a 5 anos*
Pré - 5 a 7 anos *( a divisão por faixa etária pode variar conforme a escola).

A adaptação da criança está na dependência da orientação da educadora, que deverá conhecer suas necessidades básicas, suas características evolutivas e ter informações quanto aos aspectos de saúde, higiêne e nutrição infantil (todas estas informações devem ser passadas pelos pais em entrevista prévia com a direção através de anamnese). Sendo assim, a socialização da criança desenvolve-se harmoniosamente adquirindo superioridade sob o ponto de vista da independência, confiança em si, adaptabilidade e rendimento intelectual.

As atividades programadas devem basear-se em suas necessidades e interesses; crianças são ávidas para explorar, experimentar, colecionar, perguntar, aprendem depressa e desejam exibir suas habilidades.

As atividades como percepção visual, percepção visomotora e coordenação motora, percepção auditiva, linguagem oral , percepções gustativas e olfativas, percepção tátil, Educação Artística e Educação Física integram o processo de aprendizagem da criança com o processo de socialização.

Caberá à pré-escola estimular e orientar a criança, considerando os estágios de seu desenvolvimento, aceitando-a e desafiando-a a pensar. O ambiente que estimule a atividade criadora da criança, além de contribuir para o seus desenvolvimento global, estará, certamente, favorecendo a aproximação da criança à realidade escolar.

Saliento que o desenvolvimento da criança deve ser acompanhada principalmente pelos pais pois a escola é apenas um suporte facilitador para todo o processo. Os pais também devem acompanhar a rotina da criança através da agenda escolar, onde a educadora anota recados para os pais ou comunica como foi o dia da criança.

A seguir algumas informações sobre o processo de adaptação no maternal:

1 - A decisão de colocar seu filho na escola deve resultar de atitude pensada, consciente e segura;

2 - A vinda da criança para a escola deve ser preparada; entretanto, evite longas explicações para ela, pois isso pode despertar suspeitas e insegurança;

3 - A separação, apesar de necessária, é um processo doloroso tanto para a criança quanto para a mãe, mas é superado em pouco tempo;

4 - Cuidados devem ser tomados nesse período de adaptação em relação a: troca recente de residência, retirada de chupeta ou fraldas, troca de mobília do quarto da criança, perda de parente próximo ou animalzinho de estimação;

5 - O choro na hora da separação é frequente e nem sempre significa que a criança não queira ficar na escola;

6 - A ausência do choro não significa que a criança não esteja sentindo a separação. Não force com violência e ansiedade a criança a ficar na escola;

7 - Evite comentários sobre a adaptação da criança em sua presença;

8 - Cabe à mãe entregar a criança ao educador, colocando-a no chão e incentivando-a a ficar na escola. Não é recomendável deixar o educador com o encargo de retirar a criança do colo da mãe;

9 - Nunca saia escondido de seu filho. Despeça-se naturalmente;

10 - A sala de atividades é um espaço que deve ser respeitado e sua presença nela, além de dificultar a compreensão da separação, fará as outras crianças cobrarem a presença de suas mães;

11 - Incentive a criança a procurar a ajuda do seu educador quando necessitar algo, para que crie laço afetivo com ele;
12 - Lembre-se que o e
   ducador atende às crianças em grupo, procurando distribuir sua atenção, igualmente, promovendo junto com a mãe a integração da criança;

13 - Se os pais confiam na escola, sentirão segurança na separação e esse sentimento será transmitido à criança, que suportará melhor a nova situação;

14 - O período de adaptação varia de criança para criança, é único e deve ser avaliado individualmente;

15 - Evite interrogatórios sobre o dia da criança na escola;

16 - Poderão ocorrer algumas regressões de comportamento durante o período de adaptação, assim como alguns sintomas psicossomáticos (febre, vômitos etc.);

17 - É comum verificar-se nessa fase uma ambivalência de sentimentos. O desejo de autonomia da criança e a necessidade de proteção ocorrem simultaneamente;

18 - Cuidado com a aparente adaptação. Os pais devem respeitar o período estabelecido pela escola;

19 - A adaptação das crianças de período integral inicialmente deve ser feita em um turno(manhã ou tarde);

No programa de adaptação a mãe pode ficar do 1º ao 3º dia 2hs junto no pátio e visível à entrada da sala de atividades. No 4º dia a mãe pode se distanciar um pouco e observar de longe e no 5º dia ausentar-se 1 hora após a entrada. Na 2ª semana o horário deverá ser normal sem a presença da mãe.

Existem crianças que já no primeiro dia se despedem da mãe e se integram com as outras crianças, neste caso não há necessidade do programa de adaptação.

Dúvidas de Adaptação no Berçário:

No Berçário é frequente o aparecimento de sentimentos de culpa, insegurança, ansiedade e ciúmes pelo "abandono" do filho na escola. Se você estiver deprimida por esse sentimento procure discuti-lo com a Psicóloga da escola.

A grosso modo, até os sete meses não há apresentação de problemas de adaptação, pois o bebê não distingue, visualmente, a sua mãe de outros adultos estranhos, sugere-se dois ou três dias para adaptação da mãe. A partir dos 8 meses verifica-se o "estranhar" (nível de maturação que permite ao bebê distinguir a diferença visual entre o conhecido e o desconhecido). Nessa época a adaptação pode ficar mais difícil e levar alguns dias. Comece deixando-o no berçário no 1o. dia por uma hora, fique por perto observando a rotina, o ambiente e vá aumentando o tempo de permanência da criança progressivamente no 2o., 3o. dia e assim por diante até a criança ficar o período normal sem a sua presença.

Em caso de dúvidas quanto ao comportamento de seu filho ou quanto às condutas adotadas pela escola, procure a direção que estará à sua disposição para esclarecê-lo e ajudá-la sempre que necessário.

Débora Beni
Pedagoga
Disponível em: http://guiadobebe.uol.com.br


Novidades para 2011



Prezados,

A nossa escola está passando por uma grande reforma para recebê-los com mais conforto nesse ano que se inicia. As novidades são muitas: troca de piso, revestimento das paredes, bebedouros novos, novas áreas de lazer, dentre outras.

Além da reforma no espaço físico (infra-estrutura), adotamos o Sistema Uno de Ensino, o que também exige mudanças pedagógicas. Teremos a inserção do estudo da Língua Inglesa, desde a Primeira Série do Ensino Fundamental, além da Língua Espanhola, que já faz parte da matriz curricular do Ensino Fundamental II.

Aguardem e confiram!